Moradias

10 curiosidades sobre a cidade de Floripa

Tempo de leitura

5 minutos

Data de publicação

14/11/2022

Tem quem a chame de Ilha da Magia, outros a chamam de Floripa. Florianópolis, nome dado em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto é uma cidade que se destaca por sua cultura e qualidade de vida.

Floripa, com o passar dos dias a cidade ganha ainda mais visibilidade no cenário nacional, por vários motivos, entre eles as praias e demais pontos turísticos.

Vamos listar aqui, 10 curiosidades para quem pretende visitar a cidade, ou até mesmo para você que é morador da nossa querida Florianópolis e que, talvez, ainda não conheça todas as belezas e atrativos da Ilha da Magia.

1 - Você sabe o porquê da Ilha da Magia?

Existem algumas histórias que dizem que antigamente a ilha onde hoje é Florianópolis possui alguns mistérios sobrenaturais.

Afirmam os antigos que moram aqui seres místicos, como bruxas, lobisomens, fantasmas e outros seres assombrados.

2 - O nome Florianópolis

Como dissemos, a cidade homenageia um Marechal, mas sabia que antes de receber esse nome ela era conhecida como Porto dos Patos? Isso mesmo. Antes, os holandeses e indígenas chamavam ela dessa maneira, depois disso a ilha recebeu o nome de Nossa Senhora do Desterro e em seguida, Desterro.

Florianópolis só passou a ter esse nome em 1894.

3 - A Lagoa da Conceição

Um dos pontos turísticos mais procurados em Florianópolis, com certeza, é a Lagoa da Conceição.

A lagoa de água salgada chama a atenção dos boêmios que visitam a ilha, o caminho até lá chama atenção pela beleza natural até o destino. Chegando lá você se encantará pela cultura pesqueira da região e pela gastronomia, em que o ingrediente principal é o camarão rosa.

4 - A ponte Hercílio Luz

A ponte chama atenção por compor uma das mais belas paisagens da cidade, em 1926 ela foi construída com o objetivo de ligar o continente à ilha, antes disso, o trajeto era realizado por balsas.

A construção custou caro ao Estado, tanto que o pagamento só foi realizado 50 anos após a sua inauguração.

5 - Praia de Nudismo

Sabia que em Florianópolis há uma praia totalmente dedicada ao naturismo: é isso mesmo que você entendeu.

Lá as pessoas podem praticar o naturismo numa boa. O que difere a praia das demais praias de nudismo do Brasil é que lá a prática não é obrigatória.

A Praia da Galheta fica em uma área de proteção ambiental e um morro esconde a área onde os banhistas podem tomar banho de mar.

6 - Quem eram os primeiros moradores

Já ouviu falar nos sambaquis? Um povo que estava onde hoje é Florianópolis a cerca de 4000 a.C.

Quando os portugueses chegaram até aqui para colonizar as terras brasileiras, quem povoava a região eram os índios Carijós.

Com o passar dos anos vieram para cá os açorianos, um pessoal de uma ilha que pertence a Portugal e pouco tempo depois vieram para cá os baleeiros, caçadores de baleia atraídos pela prática, mas não deu muito certo… O comércio de carne e óleo de baleia não agregou a economia e a prática se encerrou.

7 - A gastronomia local é única

Com foco nos pratos típicos que utilizam frutos do mar, a culinária da região é conhecida no país inteiro por receitas com peixes, camarões, lagostas e outros alimentos vindos do mar.

Por aqui você pode comer um pirão de peixe que não existe em nenhum lugar do país. Existem também pratos famosos como a tainha, nas versões fritas, recheada e assada, pode comer um pastel de berbigão, um molusco típico de Florianópolis, ou ainda provar um delicioso filé de peixe ao molho de camarão.

Leia também: Guia Cacupé: saiba tudo sobre a região

8 - Os argentinos adoram as nossas praias

Sabia que os hermanos do país vizinho são apaixonados por Florianópolis?

É muito comum você perceber a movimentação de turistas argentinos nas praias da Ilha da Magia, principalmente na praia de Canasvieiras. Eles são atraídos para cá pelo forte calor do verão catarinense.

9 - Qual a cidade mais populosa do estado?

Se você respondeu Florianópolis, se enganou… A cidade mais populosa de Santa Catarina é Joinville, com atualmente cerca de 597 mil habitantes.

Já Floripa possui pouco mais de 508 mil habitantes.

Inclusive, Florianópolis é uma das poucas capitais que não é a cidade mais populosa do seu estado.

10 - A imigração alemã

Florianópolis, assim como Santa Catarina no geral, possui uma forte presença de descendentes de alemães.

Os imigrantes vindos da Alemanha povoaram a região na esperança de uma vida melhor e fugidos dos problemas do seu país.

Chegamos ao final da lista e esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais da nossa querida e amada Florianópolis.

Uma cidade com qualidade de vida, atrativos turísticos e que certamente é uma das melhores cidades para se morar no país.