Moradias

5 livros que podem te ajudar na vida profissional e pessoal

Tempo de leitura

5 minutos

Data de publicação

16/1/2023

Diante dos desafios que enfrentamos no dia a dia, é essencial buscar ferramentas e conhecimentos que nos auxiliem a navegar por essa rotina.

Diante disso, algumas leituras se mostram extremamente importantes para conseguir atingir um nível adequado de funcionalidade nesse período de mudanças, principalmente para quem está iniciando a carreira profissional, passou por algum tipo de transição ou que não está conseguindo lidar com o trabalho remoto e outras tarefas a distância.

Por isso, separamos alguns livros que podem ser úteis para quem está passando por esse processo e que podem te ajudar no seu desenvolvimento profissional e pessoal. Confira!

1. Foco, por Daniel Goleman

Mais do que nunca a nossa atenção está se dispersando com facilidade. Não apenas pela grande quantidade de distrações (email, redes sociais, entretenimento online) como também pelas novas dinâmicas que nos rodeiam. No livro, Foco escrito por Daniel Goleman, somos convidados a aprender a aprimorar nosso foco para prosperar tanto na vida pessoal, quanto no trabalho.

No livro, o autor argumenta que o foco é uma ferramenta essencial para alcançar o sucesso e objetivos pessoas, elevando o desempenho e mostrando como a atenção é fundamental para o sucesso. Ele ainda dá dicas de como evitar a procrastinação no trabalho, e como manter o foco desde as tarefas mais mundanas às mais complexas.

2. Inteligência Emocional, por Daniel Goleman

O conceito de inteligência emocional não é nada novo, mas está sendo amplamente abordado recentemente. Daniel Goleman ainda em 1995 já estava falando sobre como a inteligência é afetada pelas emoções, e vice e versa. Desde então, o conceito de inteligência emocional vem sendo aplicada timidamente - mas ganhando força - em empresas ao redor do mundo.

Daniel Goleman defende que a consciência das emoções é crucial para o desenvolvimento pessoal e como isso influencia todas as esferas da nossa vida, desde a infância. O mais interessante é que este conceito pode ser utilizado em qualquer área, por qualquer pessoa, para ajudar tanto na carreira quanto na vida pessoal.

3. Como Equilibrar Sua Vida: Caminhos Práticos Para Alcançar Equilíbrio Entre Trabalho e Vida Pessoal, por James O’Loghlin

A premissa deste livro gira em torno do fato de vivermos em uma sociedade onde o tempo parece escasso para tudo. Falta tempo para finalizar projetos, cuidar da casa e da família, além de momentos de lazer e descanso. James O’Loghlin propõe aos leitores uma abordagem equilibrada das tarefas, para empresários, funcionários e autônomos.

O autor, que também é apresentador de televisão, questiona os leitores sobre suas prioridades e como aprender a organizá-las para obter o melhor resultado possível, quebrando o ciclo da falta de tempo. Ele também oferece dicas de como diminuir a carga horária no trabalho sem afetar a produtividade, como a cultura no ambiente de trabalho impacta a vida dos colaboradores e como evitar a procrastinação ao longo do dia.

4. O Futuro do Sucesso: O Equilíbrio Entre Trabalho e Qualidade de Vida, por Robert Reich

O futuro do sucesso é um livro interessante para quem busca entender as mudanças no mercado de trabalho e como modelos anteriores influenciaram os empregos como os conhecemos. O autor, Robert Reich, é um comentador político que lançou sua obra em 1994 e, com ela, utilizou exemplos práticos e acessíveis para explicar a importância de equilibrar trabalho e qualidade de vida.

Ele é um guia útil para compreender o que é realmente necessário para alcançar o sucesso, como evitar armadilhas no trabalho e como as escolhas impactam o que almejamos para o futuro. Ótima leitura para quem está ingressando no mercado de trabalho, o futuro do sucesso pode ajudar a estabelecer metas tanto na vida profissional quanto na pessoal.

5. Vida e Carreira – Um Equilíbrio Possível?, por Mario Sergio Cortella e Pedro Mandelli

Ainda sobre a conciliação entre vida profissional e pessoal, os renomados autores brasileiros Mário Sérgio Cortella e Pedro Mandelli tentam desvendar os segredos dessa conquista nos moldes do mercado e da família brasileira.

Além disso, o livro também aborda questões de saúde mental, como por exemplo, como evitar que o trabalho se torne estressante e como lidar com esse estresse na vida pessoal, como suprir as necessidades familiares e como manter um círculo social relevante e satisfatório.

 Leia mais: Coliving: o que é e quais os benefícios desse estilo de moradia  

Manter uma carreira de sucesso muitas vezes parece exigir estar próximo de grandes centros de tecnologia. Entretanto, consolidar uma carreira e investir em qualidade de vida pode parecer caminhar em direções opostas. Mas e se fosse possível ter o melhor dos dois mundos?

São poucos os lugares no Brasil que conseguem unir tão bem a diversidade de pensamentos, a alta qualidade de vida e as oportunidades em diversas áreas profissionais como Florianópolis.

A Parkside aborda todas essas questões em um único lugar e facilita a sua busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!