Moradias

Por que Floripa é o melhor lugar do Brasil pra morar e empreender?

Tempo de leitura

7 minutos

Data de publicação

5/10/2023

Você sabia que Florianópolis conhecida também como Ilha da Magia ou “Ilha do Silício”, está entre as melhores cidades do Brasil para morar e empreender? Pois é! A cidade dos manezinhos é, sem dúvidas, uma das cidades brasileiras que mais atrai o turismo de negócios.

Muito dessa procura deve-se ao fato de Floripa se destacar no ecossistema de startups. E, embora iniciar uma empresa não seja uma tarefa fácil aqui nosso país, seja pela burocracia ou pela falta de estabilidade no mercado, Florianópolis é muito acolhedora com as novas empresas.

E além de ser uma ótima cidade em aspectos relacionados ao trabalho, Floripa também é muito reconhecida por oferecer maior qualidade de vida e por possuir muitas praias e beleza natural. Por isso, além de empreender, não tem como resistir às belezas e oportunidades que a ilha proporciona! Aqui tem para todos os gostos, dá pra curtir a gastronomia diversificada, a agitada vida noturna e conhecer as mais de 40 praias da cidade.

Por isso, separamos nesse post algumas das principais vantagens de morar e empreender em Floripa, confira!

Empreender

Para os empreendedores de plantão, vale dizer que uma pesquisa realizada pela Endeavor mostrou que em questão de ambiente, infraestrutura, mercado, inovação e cultura Florianópolis é uma das melhores opções para morar e empreender no Brasil

Floripa é também a cidade da tecnologia! Além dos feitos no empreendedorismo, Floripa vem se tornando uma verdadeira incubadora de novas ideias nos últimos anos: de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a cidade concentra um dos maiores números de startups do Brasil. Outras cidades próximas também têm se destacado nos últimos três anos, Florianópolis é a cidade que mais concentra startups, com 45,5% delas, seguida por Joinville com 13,7%, Blumenau com 8,6% e Chapecó 4,5%.

Além disso, por aqui, existem muitas empresas com diferentes tipos de atuação. Indústrias, comércios e multinacionais são alguns dos incontáveis segmentos que você pode encontrar em Florianópolis.

Aqui também nasceram e se destacam algumas grandes empresas e startups que hoje são conhecidas internacionalmente, como Resultados Digitais, Neoway Intelbras, Nexxera, Dígitro Tecnologia e Way2. Existem também aquelas que resolveram fazer de Floripa uma das suas casas, como Prevision, Peixe Urbano, Engie, ArcTouch e muitas outras. Isso só pra dar uma ideia do número de empresas e possíveis negócios que temos por aqui.

Estudar

Desde a educação primária até as formações superiores e de pós-graduação, sempre haverá a opção de uma boa instituição de ensino.

Se você quer fazer uma graduação, pode se animar! Algumas das melhores instituições do Brasil estão presentes em Florianopólis, como por exemplo: UFSC, UDESC e IFSC! Essa qualidade de ensino faz com que muitas pessoas escolham a Ilha para fazer uma graduação.

Além disso, a maioria das instituições, sejam públicas ou privadas, possuem incentivos para estágios e programas de trainee, o que permite maior facilidade para conseguir o primeiro emprego na área desejada.

Diversidade cultural

Museu Victor Meirelles; Centro Integrado de Cultura Professor Henrique da Silva Fontes (CIC); Casa da Memória de Florianópolis e Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti são apenas alguns dos espaços culturais públicos de Florianópolis.

A Fundação Catarinense de Cultura possui presença ativa para a realização e manutenção de eventos culturais na região. Além disso, existe em Floripa a Fundação Franklin Cascaes, batizada com esse nome em homenagem ao artista catarinense, pesquisador, ecologista e folclorista que viveu sua vida descobrindo e compartilhando tradições, lendas, usos e costumes dos moradores da ilha.

A cultura do manezinho desperta muita curiosidade, especialmente para os novos moradores que procuram saber mais sobre a região. Nossa ilha respira cultura e você precisa conhecer <3.

Lazer

A galera de Floripa não pode reclamar por falta de opções para diversão e lazer. E se você é daqueles que só saí de casa se for para comer, fique tranquilo que em seguida vamos falar sobre a gastronomia na Ilha.

Para quem curte paisagem e atividades ao ar livre, a avenida beira-mar norte e os parques podem ser ótimas alternativas. O parque do córrego grande e o horto florestal de Florianópolis são alguns dos destaques para quem curte um contato maior com a natureza.

Já se você gosta da vida noturna, os bares e baladas de Floripa não vão te decepcionar. Aqui a noite realmente é bem agitada e atende aos diferentes estilos, desde os amantes do rock ao funk, passando pelo pagode e pop. Tédio é uma palavra que não combina com a Ilha da Magia.

Gastronomia

Florianópolis tem um cenário gastronômico bem diverso, com diferentes perfis de restaurantes. Seja comida tailandesa, japonesa, americana ou brasileira, você sempre vai encontrar um lugar que sirva o seu prato favorito.

E é claro que tem também a própria culinária, que por ter origem açoriana, é bastante baseada no uso de frutos do mar. E, um dos pratos mais famosos é a tainha assada, um peixe típico da região. Além disso, em Florianópolis acontecem muitos eventos gastronômicos, assim como as feirinhas gastronômicas e food trucks têm ocupado, cada vez mais, as ruas da cidade.

Praias e Paisagens

Já pensou em morar próximo à praia? Em Floripa o que não faltam são praias e belas paisagens.

Alguns dos destaques são as praias de Jurerê Internacional, praia dos Ingleses, praia Brava, praia Mole e Joaquina.

A Parkside está localizado a diferentes praias, como a praia do Cacupé, praia da Cachoeira do Bom Jesus e as praias do sul da ilha.

Floripa é uma excelente opção para quem busca empreender e quer se manter conectado com a natureza.

Ilha da Magia < 3

Praias, parques, paisagens, baladas, restaurantes e boas oportunidades de negócios. Todas essas opções você encontra em Florianópolis.

E aí? Ficou inspirado para empreender e morar em Floripa? Se você gostou do conteúdo, compartilhe nosso post com seus amigos nas redes sociais!

Está procurando uma moradia? Então Vamos Conversar

Se você curte comodidade e não quer perder horas no trânsito, o Parkside pode ser o lugar ideal pra você. Chama a gente para saber mais sobre os valores e benefícios! Nós ajudamos você a se mudar em até 24h. Bacana né?

Parkside: a moradia pronta pra sua vida!