5 Livros que podem te ajudar na carreira e na vida pessoal


A pandemia trouxe para a nossa realidade alguns questionamentos de vida e foi necessário ter uma rápida adaptação ao “novo normal”.


Algumas leituras se mostraram e se mostram extremamente importantes para conseguir atingir um nível adequado de funcionalidade na pandemia, principalmente para quem está iniciando a carreira profissional, passou por algum tipo de mudança ou que não está conseguindo lidar com o trabalho home office e outras tarefas a distância.


Por isso, separamos alguns livros que podem ser úteis para quem está passando por esse processo e que podem te ajudar na carreira e na vida pessoal. Confira!



1. Foco, por Daniel Goleman


Mais do que nunca o nosso foco está se dispersando com facilidade. Não apenas pela grande quantidade de distrações (email, facebook, instagram, twitter e agora também o clubhouse) como também pela necessidade de estar em casa o tempo todo, cercado de coisas interessantes. No livro, Foco escrito por Daniel Goleman, somos convidados a aprender a aprimorar nosso foco para prosperar tanto na vida pessoal, quanto no trabalho.


No livro, o autor argumenta que o foco é uma ferramenta essencial para alcançar o sucesso e objetivos pessoas, elevando o desempenho e mostrando como a atenção é fundamental para o sucesso. Ele ainda dá dicas de como evitar a procrastinação no trabalho, e como manter o foco desde as tarefas mais mundanas às mais complexas.



2. Inteligência Emocional, por Daniel Goleman


O conceito de inteligência emocional não é nada novo, mas está sendo amplamente abordado recentemente. Daniel Goleman ainda em 1995 já estava falando sobre como a inteligência é afetada pelas emoções, e vice e versa. Desde então, o conceito de inteligência emocional vem sendo aplicada timidamente - mas ganhando força - em empresas ao redor do mundo. No livro, o autor introduziu ao mundo o conceito de “duas mentes”, a racional e a emocional, e deixou claro que as duas se complementam para moldar nosso destino.


Daniel Goleman promove que a consciência das emoções é improcedente para o desenvolvimento intelectual do indivíduo e como isso afeta todas as esferas da nossa vida, desde a infância. O mais interessante é que este conceito pode ser utilizado em qualquer área, por qualquer pessoa, para ajudar tanto na carreira quanto na vida pessoal.



3. Como Equilibrar Sua Vida: Caminhos Práticos Para Alcançar Equilíbrio Entre Trabalho e Vida Pessoal, por James O’Loghlin


A premissa deste livro gira em torno do fato de vivermos em uma sociedade sem tempo para nada. Falta tempo para concluir projetos, cuidar da casa e da família. Falta tempo para o entretenimento, para o lazer e para os momentos de descanso. James O’Loghlin propõe aos leitores um equilíbrio das tarefas, para empresários, funcionários e autônomos.


O autor, que também é apresentador de televisão, questiona os leitores sobre suas prioridades e como aprender a organizá-las para obter o melhor resultado possível, quebrando o ciclo vicioso da falta de tempo. Ele ainda dá dicas de como diminuir a carga horária no trabalho sem afetar a renda, como a cultura no ambiente de trabalho afeta a vida dos funcionários e como evitar a tentação de procrastinar durante o dia.



4. O Futuro do Sucesso: O Equilíbrio Entre Trabalho e Qualidade de Vida, por Robert Reich


O futuro do sucesso é um livro interessante para quem busca entender as mudanças do mercado de trabalho e como modelos anteriores influenciaram os empregos como os conhecemos. O autor, Robert Reich é comentador político e lançou sua obra em 1994 e com ela, usou exemplos práticos e fáceis para explicar a necessidade de equilibrar trabalho e qualidade de vida.


Ele é um bom guia para entender o que é realmente necessário para definir e obter sucesso, como evitar armadilhas no trabalho e como as escolhas tem um peso para o que você espera do futuro. Ótima leitura para quem está entrando no mercado de trabalho, o futuro do sucesso pode ajudar a definir metas tanto na vida profissional quanto na pessoal.



5. Vida e Carreira – Um Equilíbrio Possível?, por Mario Sergio Cortella e Pedro Mandelli


Ainda sobre conciliar a vida profissional com a pessoa, os consagrados autores brasileiros Mário Sérgio Cortella e Pedro Mandelli tentam desvendar os segredos dessa façanha nos moldes do mercado e da família brasileira.


Além disso, o livro também trata de questões de saúde mental, como por exemplo, como evitar que o trabalho se torne estressante, e como evitar esse estresse na vida pessoal, como suprir as necessidades da família e como manter um círculo social relevante e satisfatório.


Leia mais: Coliving: o que é e quais os benefícios desse estilo de moradia

Manter uma carreira de sucesso requer estar próximo de grandes polos de tecnologia. Consolidar uma família e investir em qualidade de vida vai na direção contrária. Mas e se você pudesse ter os dois?


São poucos os locais no Brasil que conseguem unir tão bem a diversidade de pensamentos, a alta qualidade de vida e as oportunidades nas mais diversas áreas profissionais e Florianópolis é uma delas.


O Parkside une todas essas questões em um só lugar e facilita a sua busca pelo equilíbrio da vida pessoal e profissional. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

1 visualização0 comentário