Coliving: o que é e quais os benefícios desse estilo de moradia

Nesse texto vamos falar tudo o que você precisa saber sobre coliving e os benefícios desse estilo de moradia que está dominando o mundo!



Nesse texto vamos falar tudo o que você precisa saber sobre coliving e os benefícios desse estilo de moradia que está dominando o mundo!


A ideia do compartilhamento de habitações teve origem em 1972 na Dinamarca, na época com o nome de cohousing, a comunidade chamada Sættedammen era dividida por aproximadamente 35 famílias, que tinham moradias individuais mas compartilhavam espaços e atividades, principalmente as de refeições e limpezas. O conceito de coliving vem crescendo exponencialmente em todo o mundo e, no Brasil, começou a ganhar força nos últimos anos! Mas a ideia de compartilhar moradia e viver em comunidade não é tão nova, certo? No entanto, o aumento no preço de imóveis – que se torna ainda maior se custeado apenas por uma pessoa – e a necessidade da vida em comunidade, tem feito esse conceito ganhar espaço no mercado brasileiro.


Mas, no fim das contas, o que o coliving tem de especial? Confira todas as características e benefícios desse novo conceito de moradia:


O que é coliving?

Coliving é um conceito de moradia compartilhada que procura estimular a economia, integração e vida em comunidade, através de um estilo de vida sustentável. Ou seja, a ideia base de coliving é o compartilhamento de moradia e estilo de vida. Um espaço de Coliving bem estruturado possui áreas que permitem a privacidade, como quarto e banheiro e outras áreas comuns como lavanderia, cozinha, jardim e outros espaços que podem ser compartilhados. Outra característica do coliving é oferecer toda a mobília e estrutura básica para que a pessoa possa morar ou se mudar, sem precisar de grandes gastos.


Quais os benefícios?


Muitas cidades ao redor do mundo, mesmo em países com economia mais desenvolvida, já enfrentam o problema de não possuir imóveis suficientes, especialmente, para aluguel. Além disso, o estilo de vida mais dinâmico que temos vivenciado, também traz a necessidade de um espaço que seja, além de econômico, prático. Dessa forma, o coliving se torna a melhor opção para um grande número de pessoas E, de forma simples, poderíamos elencar alguns benefícios como:

  • Economia. A economia é um dos fatores presentes nesse estilo de moradia e de vida. Já que o coliving possui toda a estrutura para moradia, sem a necessidade de ter que mobiliar, comprar todos os utensílios para a casa e pagar por caros aluguéis, por exemplo.

  • Compartilhar transporte, uma vez que o endereço é o mesmo e possibilita dividir a corrida do uber ou o combustível do carro, por exemplo. Ou, quem sabe, ganhar uma companhia para os trajetos de bike, ônibus e caminhadas.

  • Maior facilidade de contratação, aqui na Parkside, por exemplo, procuramos desburocratizar o máximo possível. Oferecemos contratos flexíveis e rápida negociação para a mudança.

  • Tudo pronto para morar, os colivigns já oferecem uma estrutura completa, com móveis, roupas de cama e banho, utensílios de cozinha, luz, água, internet e , ainda, outros serviços/ pacotes que podem ser necessários.

  • Vida em comunidade, costumamos dizer que o seu futuro sócio ou melhor amigo pode estar na porta do lado. Isso porque o coliving favorece a aproximação com outras pessoas e a troca de experiências, mantendo o respeito e a individualidade.


E esses são só alguns dos benefícios. A convivência com pessoas que tenham dinâmicas de vida – e até profissionais – semelhantes, pode trazer mais felicidade se compartilhada


Leia também: Parkside Coliving + RD: conheça a nossa parceria (e porque somos a melhor escolha para moradia)


Quem é o público-alvo?

Não há restrição quanto à faixa-etária, gênero ou qualquer outro dado demográfico. No entanto, pessoas mais jovens e com estilo de vida mais dinâmico (pessoal e trabalho, tendem a procurar mais por esse estilo de moradia. Além disso, as pessoas que já estão mais habituadas a se hospedarem em airbnb e trabalhar em coworkings, certamente devem estar mais acostumados à dinâmica do coliving. E, como percebemos ao longo deste texto, para curtir um coliving você precisa estar disposto à troca de experiências, estilo de vida econômico e convivência em comunidade


Sobre o Parkside

O Parkside conta hoje com 10 parceiros, que são em sua maioria empresas que buscam moradias para os seus talentos. E seguem o nosso propósito de cuidar das pessoas que estão transformando o mundo <3 Fazemos isso oferecendo uma nova experiência em todos os aspectos que envolvem moradia de curta e média temporada. Se você ainda não conhece os nossos espaços, sugerimos que dê uma olhada no nosso site. Esperamos que você se encante e se apaixone por esse lugar, assim como nós.


Curtiu? Então vamos conversar

Agora você já sabe que escolher um Coliving é sinônimo de qualidade de vida e bem-estar físico e emocional. E, se gostou da ideia, chama a gente para saber mais sobre os valores e benefícios! Nós ajudamos você a se mudar em até 24h. Bacana né?


Entre. Sinta-se em casa!


Leia também:

Nós cuidamos das pessoas que estão mudando o mundo oferecendo uma experiência completa de moradia.

Comunidades
Parkside Living

contato@parkside.com.br I +55 (48) 99152-7275

ACATE Salas 1-2 I Saco Grande I Florianópolis I SC I Brasil I © 2020 Parkside Living.