Dicas de organização para qualquer ambiente



Muitos jovens estão deixando a casa dos seus pais e decidindo vivenciar as dores e delícias que é morar sozinho.


Um dos principais desafios para quem decide sair de casa é ter que organizar o novo lar, isso nem sempre é algo simples, por isso, decidimos te dar algumas dicas que vão facilitar a sua rotina de organização do local, ajudando também a mudar um pouco a decoração do ambiente.



1) Estantes


Esse é um móvel da casa que, além de te auxiliar na organização de itens, deixam o ambiente com a sensação, de fato, de quarto/ambiente arrumado.


Numa estante é possível deixar objetivos bem distribuídos, opte por modelos mais baixos caso decida colocar uma dessas em sua sala, já em quartos e escritórios, modelos mais altos são uma boa alternativa.


Ah, além disso, o móvel é super versátil, servindo como apoio para TV e outros aparelhos eletrônicos. Também é possível colocar itens de decoração, como plantas, velas e itens de colecionador.



2) Painéis embutidos e deslizantes


São excelentes para as pessoas que não tem muito espaço no local, a principal ideia é camuflar a bagunça em momentos em que tudo está meio que fora do lugar.


Livros, brinquedos e TVs podem ficar escondidos nesses móveis.


Também são super versáteis, quando os itens do painel estiverem organizados, é possível deixá-los à mostra, dando ao local um novo aspecto.



3) Locais para dois ambientes


Às vezes, as paredes atrapalham e dão uma sensação exagerada de privacidade, ambientes em que é possível mesclar dois espaços são ótimos, principalmente para quem decide morar sozinho.


É possível organizar sala de estar e escritório, para isso basta uma pequena mesa, uma estante, algum móvel confortável, como uma poltrona ou um pequeno sofá.


Paredes claras e ambientes que recebam muita luz natural são excelentes para esses dois ambientes. A luz te deixará mais disposto e produtivo para um dia de trabalho em casa, não é uma boa?



4) Bancadas


As bancadas são verdadeiros coringas nos ambientes, é possível encontrar modelos para cozinha, escritório, sala de estar e por aí vai.


Além de servirem de suporte para refeições, trabalho, itens de decoração, livros, também podem possuir gavetas e portas embutidas para que esse espaço sirva como um local para guardar louças, alimentos, material de escritório, jogos e outros.



5) Gavetas


E por falar em gavetas, elas são excelentes para quem deseja deixar o ambiente mais organizado.


Nelas cabem as famosas miudezas, peças de roupas, como meias e roupa íntima, camisetas, shorts e bermudas.


Em outro ambiente pode servir para organizar documentos, papéis importantes, são ótimas opções para quem deseja ter um arquivo de papéis de trabalho ou de estudos, por exemplo.


Além disso, elas podem ter puxadores ou serem coloridas, dando ao ambiente um aspecto mais descontraído, divertido e leve. Também te ajudam a se organizar, por exemplo.


Na gaveta azul estão documentos, na amarela se encontram os boletos e contas, facilitando a localização desses itens caso seja necessário resgatá-los.




6) Nichos


Os nichos são excelentes para decoração e organização, além disso, são bem versáteis, se adaptando perfeitamente para os mais diferentes ambientes.


É possível encontrar nichos em quartos, cozinhas, banheiros, salas, escritórios e outros.


Na cozinha é possível deixar taças ou copos, deixando um ambiente com um ar mais requintado, ou então, utensílios de cozinha, pratos e objetos de decoração.


No quarto organizam itens de colecionadores, peças de decoração, velas aromáticas, livros, brinquedos, itens de iluminação e o que mais desejar.


Em banheiros podem armazenar velas aromáticas, difusores, toalhas e outros objetos que costumam ficar no local.


Costumes para deixar o ambiente organizado e limpo


Na cozinha é ideal que você mantenha os armários organizados, isso é importante para que na correria do dia a dia você saiba se localizar na hora de preparar suas refeições, por isso, vale organizar os alimentos por classes, por exemplo, grãos em determinado local, biscoitos e cereais em outro e os itens de limpeza separado de todos os outros alimentos.


Um porta tempero baratinho também pode te salvar, existem diversos modelos e deixam a sua cozinha mais organizada.


Já no seu quarto, é essencial que você evite acumular roupas sujas, esse é um hábito muito comum mas que dá ao ambiente um aspecto de bagunça.


O quarto deve ser organizado para ser um local confortável, dedicado ao seu sono. Ah, nem precisamos dizer que é uma boa manter a sua cama arrumada, não é?


Objetos de decoração são ótimos para deixar os locais com a sua cara, mas quando ultrapassam os limites deixam o ambiente com uma sensação de desorganização, como se estivesse sobrecarregado, por isso é necessário escolhê-los com cuidado.


Criando hábitos você conseguirá manter a rotina de organização, então, ao se levantar já arrume sua cama, no momento em que estiver trocando de roupa, evite deixá-las jogadas pelo ambiente.


Aqui vão mais alguns pontos que servirão como um mapa de organização, se liga:


  • Crie uma rotina de limpeza e organização diária;

  • Desapegue de tudo o que você não usa mais como roupas, sapatos, acessórios entre outros;

  • Evite deixar itens pessoais espalhados pelos cômodos;

  • Todos os dias separe alguns minutos para fazer uma rápida faxina na casa;

  • Faça a limpeza e organização por cômodos e não tudo ao mesmo tempo;

  • Utilize nichos e prateleiras para organizar e decorar os ambientes.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo :)


0 visualização0 comentário