Trabalho remoto: cenário atual e tendências


Trabalho remoto ou home office são as modalidades em que o colaborador pode trabalhar de diferentes lugares e não apenas num escritório ou prédio específico da empresa. Esse estilo de trabalho não é novo, mas no Brasil ele virou realidade apenas recentemente.

Este ano algumas pessoas foram pegas de surpresa com a chegada do trabalho remoto, outros já faziam parte dessa realidade. Com a chegada dessa “nova” modalidade de trabalho, foi necessário repensar uma série de coisas, como a nossa relação com o ambiente de trabalho, quantidade de horas trabalhadas, adequação de hábitos e da vida social.


Muitas das pessoas que escolhem viver nos Colivings já possuem certa familiaridade com o trabalho remoto. Isso porque muitas dessas pessoas trabalham em empresas de tecnologia, que estão entre as primeiras no Brasil a adotarem esse estilo de trabalho.


O que todos devem ter notado é que essa realidade mudou um pouco. Não apenas para as empresas de tecnologia, mas diversos outros segmentos já perceberam que o trabalho remoto veio pra ficar! E, neste texto vamos abordar algumas estatísticas sobre o trabalho remoto e alternativas saudáveis para entrar - e se dar bem - neste mundo. Confira!


Tendências do trabalho remoto no Brasil e no mundo


O home office sempre existiu, mas nunca foi tão necessário quanto hoje. Segundo uma pesquisa divulgada pela empresa Fosbury and Sons, 61% das pessoas que adotaram esse modo de trabalho acreditam que a forma de se trabalhar mudará para sempre. Essa estatística anda de mãos dadas com o fato de que 75% dos trabalhadores se considera mais produtivo estando em casa (Fosbury and Sons).


Essa clara tendência à adoção de um modelo de trabalho mais confortável, saudável e produtivo também gera desafios aos que ainda estão em adaptação. E é por isso que os espaços de Coliving têm ganhado ainda mais força nos últimos meses, especialmente aqui no Brasil. Eles proporcionam o melhor dos dois mundos, aliando produtividade no trabalho com qualidade de vida e bem-estar.


Os desafios do trabalho remoto e dicas para melhorá-los


Espaço

Um dos principais desafios que se encontra quando adota-se o trabalho remoto, é a relação com o espaço em que se trabalha. Muitas pessoas não se preocupam em separar um espaço dedicado ao trabalho e isso é pode ser um grande erro quando o assunto é trabalho remoto em casa, ou seja, trabalhar e morar no mesmo espaço.


Socialização

Outro desafio comum apresentado por essa modalidade de trabalho é o distanciamento (ou para quem mora sozinho, o completo isolamento) social do ambiente. Ainda segundo a Fosbury and Sons, em um estudo recente, mostrou que 1 em cada 2 pessoas trabalham mais eficientemente quando estão com algum colega.


É interessante pensar que não necessariamente estas pessoas trabalham na mesma empresa. Por isso, investir em um espaço de coworking ou coliving pode ser uma boa forma de socialização e de aumentar a produtividade e foco no trabalho.


Agenda

Algumas empresas também têm enfrentado problemas com os registros de ponto dos colaboradores. Existem leis quanto a isso e diversas formas de controle, mas não falaremos sobre elas aqui.


Queremos apenas deixar algumas dicas para controlar melhor os seus horários de trabalho. Nem que seja utilizando recursos simples como papel e caneta ou planilhas do excel, procure contabilizar seu tempo de trabalho. Isso ajudará você a encaixar outras atividades na sua rotina e a trazer maior consciência sobre seus períodos / dias da semana mais cheios.


Alimentação

Por fim, tenha em mente que alimentação e hidratação corretas também são pontos chaves - sempre - mas especialmente quando falamos de trabalhar em casa. Por isso aqui vão algumas dicas: 1) Defina horários pré-determinados para as suas refeições; 2) Tenha uma garrafinha/copo de água sempre à mão. Afinal, não é só de café que vivemos né?; 3) Faça boas escolhas alimentares, pois alguns alimentos podem influenciar na sua concentração, produtividade e disposição durante o dia.


Como um coliving pode melhorar essa experiência


Ambientes de coliving podem ser ótimas alternativas para quem procura melhorar a qualidade do trabalho remoto e manter a qualidade de vida.


Por isso, procure um bom coliving, que tenha studio devidamente equipado para as suas necessidades, espaço para coworking, cozinha compartilhada e outras áreas em comum para a interação social dos moradores.


Aqui no Parkside temos uma grande vantagem: estamos localizados próximos a praias e outras opções de lazer! Assim, se bater aquela vontade (ou necessidade) de dar uma espairecida e caminhar à beira mar você pode fazer uma pausa e renovar as energias! Além disso, temos bastante área verde no entorno do Coliving e até um espaço verde dentro do nosso próprio espaço, o que favorece maior interação com a natureza.


Um dos nossos objetivos com essa escolha de local é trazer para a realidade dos nossos moradores o sonho de muitos: trabalhar bastante e viver bem! Manter a qualidade de vida é uma necessidade inquestionável, não é mesmo? :)


Leia também: Coliving é para mim?

Adequar-se a um novo modelo de trabalho pode ser difícil e não existe uma receita uma única receita para tornar esse processo mais fácil.


Mas procurar espaços que repensem a vivência em comunidade, e que ao mesmo tempo priorizem suas metas pessoais no trabalho, devem ser itens relevantes na sua busca pelo trabalho remoto de qualidade.


Quer saber mais sobre o Parkside? Chama a gente no whats, através do número: +55 48 99834-5094 ou visite o nosso site: parkside.com.br .


Curtiu?

Entre. Sinta-se em casa!

4 visualizações

Nós cuidamos das pessoas que estão mudando o mundo oferecendo uma experiência completa de moradia.

Comunidades
Parkside Living

contato@parkside.com.br I +55 (48) 99152-7275

ACATE Salas 1-2 I Saco Grande I Florianópolis I SC I Brasil I © 2020 Parkside Living.