Tudo o que você precisa saber sobre o mercado de trabalho em Floripa


Quando pensamos ou ouvimos falar na ilha de Floripa, logo vem à cabeça as praias e suas vistas deslumbrantes. Mas Floripa tem muito mais a oferecer do que belas paisagens: Excelentes oportunidades de empregos e qualidade de vida incomparável em âmbito nacional.

O mercado de trabalho em Floripa é amplo e diversificado, atraindo pessoas de todos os lugares do Brasil e até mesmo de fora. Trabalhar em Floripa é o desejo de muita gente. Não poderia ser diferente, a capital leva consigo o rótulo das melhores para se viver no Brasil.

Santa Catarina é o estado com menor índice de desemprego do país. Na capital, em Floripa, setores como os de comércio e serviços são fortemente impulsionados graças ao turismo muito explorado na região. Entretanto, muitos procuram a cidade a fim de montar seu próprio negócio, ou simplesmente buscar uma oportunidade de emprego.

Tecnologia: O segmento destaque em Floripa

Dentre os segmentos do mercado de trabalho em Floripa, o que mais vem se destacando é o de tecnologia. A bela ilha possui cerca de 900 empreendimentos da área e se destaca como um importante polo de startups.

Não à toa, muitas dessas empresas se destacam como as melhores para se trabalhar em Floripa. Segundo Daniel Leipnitz (presidente da Acate), as startups, juntas, movimentam mais que o segmento de turismo (casa dos bilhões de reais), sendo este, o terceiro maior faturamento das cidades do Brasil.

A cidade até ganhou o apelido de “Ilha do Silício”, justamente por estimular o desenvolvimento tecnológico e atrair investidores. Floripa é considerada uma das cidades mais empreendedoras do país. O grande pontapé inicial para que ela ganhasse este rótulo, foi há 30 anos atrás, com a implementação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que hoje é referência no país inteiro.

De acordo com ABStartups (Associação Brasileira de Startups), a maior parte das startups do país estão localizadas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mas, quando analisado proporcionalmente (número de startups x número de habitantes), é Floripa que sai na frente.

Por conta da alta demanda e mercado de tecnologia cada vez mais exigente, as empresas têm recrutado profissionais cada vez mais qualificados. Muitos desses profissionais vêm de outros estados, e acabam construindo uma carreira na ilha.

Algumas das melhores empresas de tecnologia para trabalhar em Floripa

Em última pesquisa, divulgada em 2019, a Great Place to Work (GPTW) listou as 15 melhores empresas no ramo de tecnologia para se trabalhar em Floripa. As que se destacam são:

1) Softplan - Desenvolve softwares nos mercados da Indústria da Construção, Justiça e Gestão Pública.

2) Resultados Digitais - Focada em ajudar empresas de todos os portes e segmentos através do marketing digital, utilizando softwares.

3) Arctouch - Focada no desenvolvimento de aplicativos móveis para marcas do mundo inteiro.

4) Way2 - Soluções de tecnologia aplicada à gestão de energia para geradoras, distribuidoras e grandes consumidores.

Outras empresas importantes no setor de tecnologia:

Statkraft - Empresa líder em energia hidrelétrica e a maior geradora de energia renovável da Europa.

Exact Sales - Empresa fornece ferramenta de prospecção e qualificação de clientes potenciais. É a maior empresa de Sales Engagement da América Latina.

Ambar Conaz - Empresa global de tecnologia, que utiliza inteligência preditiva e metodologia proprietária nas plataformas e soluções.

Prevision - Empresa fornece uma plataforma completa de gestão de obras.

Peixe Urbano - Primeira e maior empresa de e-commerce local do Brasil.

*É possível localizar as startups das cidades de Santa Catarina através do projeto Mapa Das Startups.

Qualidade de vida em Floripa

A Ilha da Magia, como é conhecida a cidade de Floripa, não encanta somente por conta da sua beleza natural, mas também pela qualidade de vida e pelas oportunidades de emprego. A ilha apresenta um alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Ainda de acordo com o Atlas, este índice chega a 0,847, tornando Floripa a capital brasileira com o maior nível de qualidade de vida.

Além deste excelente dado, a ilha possui uma economia extremamente dinâmica - podemos destacar os setores de tecnologia, comércio, turismo e construção civil. A cidade também conta com uma grande rede hoteleira, visto que recebe milhares de turistas todos os anos.

Para quem gosta de se divertir muito, a cidade conta com uma diversidade de lazer. A Ilha da Magia possui praias próprias para práticas de surf, trilhas, passeios a barco, mergulho, mountain bike, entre outras práticas diretamente ligadas a natureza. Além disso, a cidade conta com uma gastronomia diversificada, com restaurante para todos os gostos, bares e lounges para juntar os amigos e se divertir na noite!

O que não faltam são motivos para morar na Ilha da Magia! Além do mercado de trabalho em Floripa ser amplo e conter diversas oportunidades, a cidade possui uma das melhores qualidade de vida do país.

Você pode sair do trabalho e ir caminhar à beira de uma praia. A cidade conta com uma ampla diversidade de pessoas, justamente porque tem bastante gente de fora.

Enfim, a cidade é relativamente pequena, cerca de 500 mil habitantes, mas com grande potencial e capacidade de grandes metrópoles!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo