Moradias

Benefícios de morar em um Coliving

Tempo de leitura

6 minutos

Data de publicação

10/4/2023

Como você já sabe, o coliving pode ser uma alternativa para várias necessidades e vai muito além de ser apenas uma escolha para quem está de mudança em prol do trabalho ou quer estar perto de hubs de inovação.

Ele é uma opção para pessoas com diversos backgrounds que estão em busca de um local que possa ser compartilhado e ao mesmo tempo possua um bom nível de qualidade de vida.

Seja para ficar apenas um mês, para alguns dias, para quem está de passagem por um local ou até mesmo para utilizar como student housing, o espaço coletivo do coliving é perfeito para qualquer pessoa.

Estudantes que buscam por esse modelo de moradia vão encontrar tudo o que sempre sonharam: quarto privado, espaços compartilhados como cozinha, área de estudos (ou coworking) e espaços para relaxar depois de um dia exaustivo. Para que você tire suas dúvidas sobre o tema, separamos alguns benefícios de morar em um coliving enquanto estudante. Confira!

Como funciona o coliving voltado para estudantes?

Para quem não está familiarizado com o conceito de student housing, este modelo de moradia é o que muitas vezes vemos em filmes estadunidenses, onde os estudantes que estão indo para a faculdade recebem das instituições de ensino a opção de moradia, com quarto, cozinha e outras instalações compartilhadas, além é claro de opções de lazer do próprio campus.

Aqui no Brasil, apesar de algumas instituições de ensino possuírem moradia estudantil, eles são reservados para estudantes que não podem arcar com o valor do aluguel e do custo de vida da cidade onde estão chegando para estudar.

Desta forma, estudantes de todo o Brasil que estão saindo de casa para iniciar a vida acadêmica passam por uma certa dificuldade nesse primeiro momento quando devem procurar casas e apartamentos que caibam no orçamento.

Não apenas isso, a dificuldade de encontrar lugares seguros e que ofereçam a qualidade esperada acabam encarecendo ainda mais o processo e situações onde 3 ou mais pessoas dividem apartamentos não é incomum em cidades estudantis.

O coliving não nasceu com esse propósito, mas é impossível desassociar a semelhança do modelo de moradia com o de student housing e por isso vem ganhando força entre estudantes que procuram um bom lugar para viver durante seus estudos.

Quais são as vantagens de morar em um coliving como estudante?

O coliving como student housing está recheado de vantagens para seus moradores. Áreas compartilhadas, dormitórios privativos e localização privilegiada são apenas alguns dos motivos para procurar por esses espaços.

O Parkside, por exemplo, oferece seus espaços já mobiliados, lavanderia gratuita e estruturas para que se possa estudar a qualquer momento, sem complicações.

Além disso, espaços de coliving vão na direção contrária dos modelos tradicionais de aluguéis impostos pelas imobiliárias e que por vezes passam por burocracias exorbitantes, custos elevados e poucas vantagens.

Para quem busca moradia em Florianópolis, por exemplo — cidade com grande concentração de estudantes — esse tipo de espaço faz toda a diferença e é um aliado valioso para os anos acadêmicos.

Economia de recursos e custo benefício

Um dos grandes benefícios do coliving é economizar recursos e essa vantagem está aplicada em todas as esferas da moradia compartilhada.

Começando por economia de água e luz, passando pela preparação de comidas que podem ser divididas entre moradores, desde que seja combinado, chegando até mesmo a formas de transportes com caronas compartilhadas.

Além de ajudar o meio ambiente, a economia de recursos faz toda a diferença no orçamento e ajuda a criar novas formas de interação entre os moradores.

Otimização do tempo

Como todo local de residência, em colivings existem acordos e divisões de tarefas entre os moradores para otimizar o tempo daqueles que dividem os espaços. Esse é um benefício estratégico para estudantes que possuem horários quebrados na faculdade ou que precisam dividir seu tempo entre trabalho e estudo. Desta forma todos ajudam e as tarefas rotineiras não se acumulam com o passar do tempo.

É comum também que colivings ofereçam vantagens que contribuam para a otimização do tempo de seus moradores, como por exemplo resolução de problemas online, formatos práticos para pagamentos de boletos e assistência técnica para os ambientes do espaço.

Localização

Para quem está em busca de um lugar para morar e estudar sabe que pode ser um processo árduo achar um local que cubra as principais necessidades de uma moradia: ser seguro, ter comércio próximo, contar com espaços de lazer e estar perto da faculdade. Ter uma boa localização, principalmente em cidades estudantis como Florianópolis, está atrelado a gastar um bom dinheiro e nem sempre receber todos os itens mencionados.

O coliving oferece todas essas características ao mesmo tempo que um preço competitivo ou até mesmo menor ao do mercado.

Além disso, espaços como a Parkside prezam muito pela qualidade de vida e estão localizados próximos a parques, praias e pontos que se conectam com a natureza. Centrais, seguros e aliados à tecnologia, o coliving conta com tudo que você precisa para chegar a tempo da aula que começa às 8h da manhã.

Comunidade plural e diferentes culturas

Uma das partes mais divertidas de estar em um coliving é a pluralidade de ideias, histórias e vivências. Aqui pessoas de todo o Brasil com as mais diferentes motivações — trabalho, estudo, visitando e etc...— convivem e trocam experiências, o que enriquece ainda mais o tempo compartilhado.

Esse toque a mais pode ser até mesmo acolhedor para quem está com medo da nova aventura que é sair de casa ou que não está pronto para estar sozinho em uma nova cidade.

Nem sempre é fácil dar o primeiro passo quando o assunto é mudança. Por isso, procurar lugares que vão contra a corrente e disponibilizam novas formas de se pensar o que é viver em comunidade podem ser a alternativa que você estava procurando. Ficou interessado em saber mais sobre a Parkside?

Entre em contato com a gente!