Moradias

Guia Cacupé: saiba tudo sobre a região

Tempo de leitura

15 minutos

Data de publicação

11/6/2023

Sabe aquele lugar tranquilo, deslumbrante, de fácil acesso, fácil locomoção, de variados roteiros para lazer e com uma gastronomia incrível? Todas estas características se encaixam ao bairro Cacupé, localizado na região norte da ilha de Floripa.

Cercado por paisagens lindas e movimento tranquilo, Cacupé oferece excelente qualidade de vida, o que o torna uma ótima opção para quem busca moradia na Ilha. O lugar oferece estrutura completa: desde passeios a estudos e trabalho.

E, neste texto, falaremos um pouco sobre suas opções de gastronomia, points de lazer, estudo e melhores opções para meios de transporte. Vem com a gente!

Características do bairro e sua praia

O bairro é caracterizado por uma separação de pontas de pedras e pequenos morros, por conta disto, é dividido entre Cacupé Grande e Cacupé pequeno. O que os diferencia é que o Grande é formado por uma faixa de areia, já o Pequeno por quatro faixas de areia menores.

A praia tranquila e de areia fina, pode ser uma excelente opção para quem curte um rolê mais sossegado. Sua faixa de areia é extensa e possui casas em praticamente toda a sua orla, o mar é calmo e quando venta formam-se pequenas ondas. A praia costuma ser bastante procurada por pescadores da região.

Embora não seja muito visada para tomar banho, em dias de verão alguns moradores locais vão à praia tomar um sol ou um refrescante banho de mar. Mesmo assim, é importante sempre checar se o mar está próprio para banho, visto que as correntes de água e ventos mudam constantemente aqui em Floripa.

O local é uma ótima opção para passar o dia, dar uma caminhada ou uma espairecida no meio da correria do dia a dia!

E, se você busca por outros serviços como academia, mercado, clínicas médicas e outros, o Square Corporate Open Shopping, localizado no bairro Saco Grande, fica pertinho do Cacupé, possui amplo estacionamento, diversos serviços e empresas.

Proximidade a grandes empresas e centros de inovação

Cacupé também está bem próximos a alguns dos polos tecnológicos mais importantes da região, sendo muito fácil chegar de ônibus, carro ou bike ao Centro de Inovação da Acate (CIA) - a menos de 5km de Cacupé.

Além disso, a apenas 3km você encontra o Square Corporate, que conta com diversas empresas, lojas e outros serviços. Por fim, temos também o Sapiens Parque que fica a aproximadamente 18km de distância do bairro Cacupé.

Estes são alguns dos principais centros de inovação do Brasil e contam com diversas startups e grandes empresas.

Gastronomia em Cacupé e Região

A região possui poucos restaurantes, com opção de gastronomia variada entre eles e que atendem bem à população e aos turistas. Por lá você encontra restaurantes de comida local como peixes, ostras e frutos do mar em geral, e outros de culinária diversa como massas, pizzas e outros pratos. Alguns restaurantes contam com uma vista linda para o mar, o que torna a refeição ainda mais agradável.

Confira alguns dos restaurantes e estabelecimentos na região

Restaurante João de Barro

É um dos restaurantes de maior destaque na região, é reconhecido pela qualidade e por pratos da culinária internacional. O local é aconchegante, com vista para o mar, algumas opções vegetarianas e em algumas épocas do ano fazem apresentações especiais de tango, dentro do próprio restaurante.

Endereço: Estrada Haroldo Soares Glavan, 1166 - Cacupé, Florianópolis - SC, 88050-005

Restaurante Zé do Cacupé

Representado pelo seu Zé do Cacupé, o restaurante busca trazer um pouco da simpatia e cultura dos “manezinhos da Ilha”. Por lá são servidos frutos com mar nos petiscos e em pratos fartos, além de bebidas e sobremesas. O restaurante possui decoração açoriana e vista para o mar.

Endereço: Estrada Haroldo Soares Glavan, 1964 - Cacupé, Florianópolis - SC, 88050-005

Triton Peixe Bar

O restaurante também possui vista para o mar e entre os pratos servidos na casa estão: frutos do mar, culinária mediterrânea, culinária contemporânea, culinária brasileira e sul-americana. Cardápio variado, para quem está dúvida sobre o que escolher.

Endereço: Estrada Haroldo Soares Glavan 1760 Cacupé, Florianópolis, Santa Catarina 88050-005 Brasil

E ainda, nos bairros vizinhos, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, é possível encontrar uma grande diversidade de bares e restaurantes!

Confira alguns deles:

May Floripa

Especializado em cozinha tailandesa, o restaurante fica pertinho do mar e é um ótimo destino para quem curte a culinária, quer conhecer a região ou busca por opções vegetarianas.

Endereço: Caminho dos Açores, 1689 - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis - SC, 88050-300

FairyLand Café & Cupcakeria

Parada indispensável para quem curte cupcakes, bolos e cafés elaborados. O ambiente é aconchegantes e pertinho do mar.

Endereço: Estrada, Caminho dos Açores, 1740 - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis - SC, 88050-300

Restaurante Chão Batido

O slogan do restaurante é “Sabores da Ilha” e lá você encontra pratos variados, a maior parte deles com frutos do mar, que são bem tradicionais aqui em Floripa.

Endereço: R. Quinze de Novembro, 103 - Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis - SC, 88050-470

Existem ainda outras inúmeras opções de restaurante na região, com pratos e preços variados. A região de Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa possui muita influência açoriana e locais bem bacanas para curtir um passeio à beira-mar ou apreciar o pôr-do-sol. Por isso, vale a pena conferir. A distância entre Cacupé e Sambaqui é de aproximadamente 8 km.

Praias próximas de Cacupé

Para quem curte praia, a região do Cacupé é um excelente ponto de partida. Com acesso fácil a pontos de ônibus e outras opções de transporte, num dia sem muito trânsito é possível chegar em várias praias do Norte da Ilha em menos de 1 hora. Veja algumas das praias que ficam por lá:

Jurerê Internacional

Localizada a 15km de Cacupé é uma das praias mais famosas de Floripa. Água calma, ideal para quem adora um banho de mar. E, para quem curte, também existem algumas opções de restaurantes, bares e baladas por lá.

Praia do Forte

A praia do Forte, como o próprio nome sugere, possui um Forte usado durante o período colonial. Está localizada a 16km de Cacupé, fica próximo à praia de Jurerê e é possível conhecer as duas praias no mesmo dia. Pode ser uma boa pedida para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da região.

Canasvieiras  

Localizada a aproximadamente 17 km de Cacupé, Canasvieiras é uma das praias mais procuradas por turistas durante o verão. Assim como Jurerê é uma praia tranquila, boa para quem curte um banho de mar. Por lá você também encontra várias opções de restaurantes, bares e alguns comércios locais.

Praia Brava e Santinho

Duas praias também mundialmente conhecidas, por suas belezas naturais e água cristalina. A região é bastante procurada para o surf e bodyboard. Ficam a aproximadamente 25km de Cacupé.

 

Outras opções de lazer na região

Além dos passeios prazerosos pela orla de Cacupé e a variedades na gastronomia, existem outras formas de se divertir. Em alguns desses lugares é possível ir a pé, para quem mora na região, ou mesmo de Uber ou ônibus. Confira algumas opções de lazer:

Passeio Primavera

Para aqueles que gostam de encontrar os amigos para um happy hour, esse é o lugar certo. O Passeio Primavera tem um conceito de mercado público moderno com várias comidinhas gostosas e ambiente bem agradável. Possui espaços de convivência ao ar livre, gastronomia, lojas, serviços, empresas de tecnologia, espaço cultural, entretenimento e eventos abertos ao público.

Rota do Sol Poente

A rota do sol poente é uma excelente pedida para quem quer curtir um passeio gastronômico e tranquilo. O trajeto contempla três bairros que possuem bastante características portuguesas desde a gastronomia à arquitetura, são eles: Cacupé, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa. Caso queira saber um pouco mais sobre a rota do sol poente, acesse este site.

Museu o Mundo Ovo de Eli Heil

Para aqueles que querem fugir do óbvio, essa é uma boa opção. Localizado em Santo Antônio de Lisboa, a aproximadamente 7km de Cacupé, o museu é uma boa pedida para quem curte arte plástica. Esse museu abriga o acervo da prestigiada artista plástica brasileira Eli M. Heil e tem exposição permanente de suas obras. O valor médio deste deslocamento, em uma corrida de carro de aplicativo, é de R$11,00.

Floripa Shopping

O shopping possui 3 pisos e oferece variados tipos de lazer: cinema, área de alimentação com diversas opções de restaurantes, academia, pista de skate e outras opções de lazer para crianças ou adultos que curtem brincar :)

Por lá você também encontra supermercado, caixas eletrônicos e lojas com produtos diversos. Anexo ao Floripa Shopping fica a Resultados Digitais, startup bastante conhecida e parceira do Parkside.

O Floripa Shopping fica a aproximadamente 6km do bairro Cacupé, e o valor aproximado de uma corrida de Uber é de R$10,00. Esse é o shopping mais próximo da região de Cacupé, mas para quem mora no bairro também é fácil de chegar em dois outros grandes shoppings, o Iguatemi e Beira-mar shopping.

Faculdades

Em Floripa é muito comum que jovens de regiões do interior ou mesmo de outras cidades venham para estudar nas renomadas instituições de ensino. E essa é outra vantagem de Cacupé, que possui acesso facilitado a algumas das maiores universidades da Ilha, entre elas: UFSC, UDESC, Univali e Cesusc.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Localizada a aproximadamente 11 km do bairro de Cacupé, a UFSC é uma das instituições mais conhecidas e conceituadas do Brasil. É uma Universidade pública e gratuita, e possui cinco campi.

O Ranking Universitário Folha (RUF), edição 2019, que avaliou 197 instituições do país, entre públicas e privadas, mostrou a UFSC como a 7ª melhor universidade do país. Entre as federais do Brasil, a UFSC é a 4ª colocada e a 2ª melhor universidade da Região Sul. O IGC da instituição, 4,08822 pontos de cinco possíveis, coloca a UFSC entre as universidades consideradas de excelência pelo MEC

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

A distância entre o bairro Cacupé e a UDESC é de aproximadamente 12km. A Universidade, que possui conceito 4 no MEC, atua nas áreas de ensino superior, pesquisa e extensão, dispondo de uma estrutura multicampi, com 12 unidades distribuídas em nove cidades do Estado de Santa Catarina, na Região Sul do Brasil, além de 32 polos de apoio presencial para o ensino a distância.

Transporte público

A linha de ônibus mais utilizada no bairro de Cacupé é a linha 846, que sai do terminal TISAN (Terminal Integrado Santo Antônio de Lisboa) e vai até o terminal TITRI (Terminal Trindade) percurso que leva em média 20 minutos. O valor da tarifa é de R$ 4,18 para aqueles que usam o cartão da empresa de ônibus e R$ 4,25 para aqueles que optam por pagar em dinheiro.

A partir dos terminais TISAN e TITRI também é possível fazer a integração (baldeação) e pegar ônibus para outras regiões, sem pagar nada por isso. É possível ir dessa forma para algumas das praias que citamos antes e também até o centro de Floripa, que fica a cerca de 12km de Cacupé.

Gostou de Cacupé?

Gostou de saber um pouco mais sobre a região de Cacupé? Consideramos esse um dos melhores bairros para morar em Floripa e, por isso, esse foi o local escolhido para a nossa primeira unidade da Parkside.

Já conheceu o Parkside Cacupé? Entre aqui, conheça a unidade e os studios disponíveis.