Tempo de leitura
5 minutos
Data de publicação
06.10.2025
Quando se fala em mercado imobiliário de Florianópolis, muita gente imagina que os studios ou casas geminadas são os campeões de procura. Mas a verdade é que o tipo de imóvel mais locado — e um dos que oferecem melhores oportunidades de investimento — é outro.
Neste artigo, vamos mostrar qual é esse tipo de imóvel, quem mais o procura, por que ele está em alta e como você pode aproveitar essa tendência para investir com inteligência e visão de futuro.
Pesquisas realizadas com duas das maiores imobiliárias de Florianópolis mostraram um dado curioso: Metade dos imóveis locados na cidade são apartamentos de dois dormitórios.
Esses imóveis se tornaram os queridinhos do mercado, atendendo desde:
E o mais interessante: eles não são os que mais são lançados. Ou seja, há alta demanda e pouca oferta — uma combinação perfeita para quem busca rentabilidade e valorização.
Florianópolis tem um crescimento populacional acelerado. Nos últimos 10 anos, entre 900 e 1.000 pessoas se mudam para a cidade todos os meses, e cerca de 40% vêm de outros estados.
Esses novos moradores, em busca de qualidade de vida, procuram imóveis que ofereçam equilíbrio entre espaço, conforto e preço.
Veja o cenário:
Resultado?
Os apartamentos de dois dormitórios se tornam o ponto de equilíbrio ideal — atendem bem quem chega em busca de moradia permanente, com bom custo-benefício e conforto adequado.
O atual cenário de lançamentos imobiliários no Brasil mostra um vazio de produtos voltados à classe média.
Grande parte das construtoras está focando em dois extremos:
Enquanto isso, a classe média — que representa grande parte da demanda real de moradia — está sendo negligenciada.
Isso cria uma oportunidade clara para investidores: imóveis de dois dormitórios compactos, pensados para essa faixa de renda, têm altíssimo potencial de valorização e liquidez.
Essa tendência não é exclusividade brasileira — em cidades da Europa e dos Estados Unidos, há movimentos e até protestos contra o excesso de imóveis turísticos e a falta de habitações voltadas à classe média.
Santa Catarina foi o estado com maior crescimento populacional dos últimos anos, superando até São Paulo.
Isso significa mais famílias procurando moradia em um território limitado, especialmente no litoral.
E, quando há escassez de oferta e alta demanda, há oportunidade de valorização imobiliária.
Por isso, investir em imóveis de dois dormitórios compactos em regiões estratégicas — como Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú e São José — é uma decisão com forte potencial de retorno no longo prazo.
Um dos grandes diferenciais da nova geração de imóveis está na eficiência das plantas.
Os dois dormitórios compactos trazem soluções inteligentes:
Assim, é possível oferecer imóveis de dois dormitórios com valores mais acessíveis, mantendo a atratividade tanto para moradia quanto para investimento.
No mercado imobiliário, quem investe com visão de futuro compra antes do óbvio virar consenso.
Os apartamentos de dois dormitórios compactos estão se consolidando como a nova tendência — e quem enxergar isso agora terá vantagem nos próximos anos.
Eles unem demanda alta, baixa oferta, liquidez e valorização, características raras de se encontrar juntas.
Se você busca investir em Florianópolis ou nas principais cidades de Santa Catarina, fique atento a essa oportunidade. Afinal, onde há escassez, há rentabilidade — e os dois dormitórios compactos estão provando isso.
Na Parkside, somos especialistas em desenvolver e operar empreendimentos nas melhores localizações de Florianópolis e Itajaí. Se você busca um investimento seguro, com foco em renda passiva e valorização, fale com a gente.
🔸 Acompanhe a Parkside no instagram para mais análises exclusivas do mercado imobiliário e novas oportunidades de investimento em Florianópolis e região.